Orientação Psicológica Online

O que é orientação psicológica online?

Orientação psicológica online

A orientação psicológica online é um atendimento de orientação eficiente em casos de demandas específicas, que serão resolucionados de forma breve e pontual, realizado por meios tecnológicos e a distância. O atendimento psicológico de orientação online é uma prática autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, regulamentada pelo comitê de ética profissional e só pode ser realizada por profissionais devidamente inscritos nos seus conselhos de classes.

Público Alvo: A orientação online é destinada a adultos que vivenciam conflitos psíquicos pontuais, que estão sendo invadidas por sofrimento, angústias, dificuldades emocionais, comportamentais e profissionais ocasionando prejuízo em um, ou em vários setores da vida (familiar, social e produtivo).

E/ou indivíduos que estão em busca de melhor compreensão do sentido da vida, enriquecimento da consciência, exploração das potencialidades e que desejam uma melhora na produtividade e nos relacionamentos interpessoais.

Restrição: a orientação online não é indicada a pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos severos e distúrbios psicológicos acentuados com crises frequentes e intensas. Nesses casos a psicoterapia é indispensável.

Vale ressaltar que, em casos graves não poderão ser atendidos por Orientação Online, e o usuário será encaminhado para psicoterapia presencial.

Em caso de orientação psicológica online com adolescentes, assim como, em outros serviços, só será iniciada após a documentação com a autorização dos pais ou responsáveis.

Em quais situações a orientação online é sugerida?

  • Pessoas que apresentam demandas específicas e pontuais que necessitam de cuidado e acolhimento psicológico.
  • A todos que estão com dificuldades de se locomoverem para o atendimento presencial com um psicólogo (a).
  • Brasileiros que residem no exterior e que apresentam-se impossibilitados de iniciar um atendimento presencial, devido às dificuldades de compreensão da língua estrangeira.

Quantas sessões são permitidas?

Segundo a Resolução 11/2012, são permitidas no máximo 20 sessões (síncronos ou assíncronos) mediadas via internet (Skype ou vídeo conferencia por WhatsApp) e possuem duração de 50 minutos. Se a demanda apresenta não for passível de ser realizada através da orientação online, assim que identificada a necessidade de psicoterapia, a profissional promoverá as ações necessárias para que a/o usuária/o possa ser atendida conforme suas necessidades.

Ética e sigilo das informações.

O atendimento online segue as mesmas regras e obrigações impostas pelo Código de Ética Profissional dos atendimentos psicológicos presenciais. É compromisso da psicóloga, o sigilo absoluto e incondicional sobre todo e qualquer conteúdo discutido em sessão. As informações são tratadas como patrimônio do paciente e serão respeitadas com o objetivo de manter a dignidade e integridade do indivíduo.

É proibido gravar/vincular/publicar quaisquer gravações das sessões que acontecerão – sejam vídeos, imagens, sons, textos ou outra linguagem, criptografada ou não.

Entendeu o que é e como funciona a orientação psicológica online? Entre em contato clicando aqui e agende a sua primeira consulta.